quarta-feira, 11 de agosto de 2021

MÊS DO PEDESTRE: CONSCIÊNCIA E RESPEITO PARA O BEM DE TODOS.

Atitudes simples podem salvar vidas e fazer o trânsito bem melhor.

No dia 8 de agosto foi celebrado o Dia Internacional do Pedestre, mas atividades e ações de conscientização ocorrem em diversas partes do mundo ao longo de todo o mês.

A data é reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e visa criar uma cultura de atitudes em prol do elo mais frágil no trânsito que é o pedestre.

Em seus treinamentos periódicos de capacitação e reciclagem profissional, o Grupo Leblon enfatiza sempre aos seus profissionais uma das regras máximas do trânsito: o pedestre é prioridade.

Mesmo sendo prioridade e o personagem mais suscetível da mobilidade, o pedestre também tem suas responsabilidades e deve tomar cuidados.

PEDESTRES E ÔNIBUS:

No caso do transporte público, o pedestre é o cliente dos serviços e deve ser tratado como tal e respeitado.

Os motoristas devem estar atentos, em especial nas áreas de maior circulação de pessoas, como vias com comércio, escolas e terminais.

É dever do condutor se certificar que todas as pessoas embarcaram e desembarcaram antes de voltar a movimentar o ônibus.

Mas há situações em que o pedestre pode colaborar, como no embarque e desembarque, se afastar o mais rapidamente possível do ônibus.

Isso porque, veículos grandes possuem os chamados “pontos cegos”, que são regiões da carroceria que o motorista não tem plena visão de quem está próximo.

Também nunca atravesse a rua na frente de ônibus ou caminhões parados. Como são veículos grandes, podem atrapalhar a visão em relação a motos e carros que estão ultrapassando ou vindo no sentido contrário.

O Observatório de Trânsito traz mais dicas para pedestres e motoristas

05 dicas de travessia para os pedestres:

1) Segurança na travessia: Atravesse as ruas olhando para ambos os lados, respeite os sinais de trânsito e faixas para pedestres.

2) Comunicação com os motoristas: Antes de atravessar na frente dos veículos, faça contato visual com os motoristas para ter certeza de que eles te viram.

3) Travessia na faixa: Utilize a faixa de pedestres sempre que disponível. Quando não houver, procure outros locais seguros para atravessar, seja na esquina, em passarelas ou próximo a lombadas eletrônicas.

4) Pontos cegos: Não atravesse a rua por trás de carros, ônibus, árvores ou postes, pois a probabilidade de você não ser visto é grande.

5) Na contramão: Em estradas ou vias sem calçadas, caminhe de frente para o tráfego (no sentido contrário aos veículos).

05 dicas para motoristas evitarem atropelamentos:

1) Não induza o pedestre a atravessar mais rápido: Se caso o pedestre já tiver iniciado a travessia e, durante esse tempo o semáforo mudar, o pedestre tem a prioridade para concluir a travessia.

2) Dê a preferência: seja gentil e facilite a travessia. Quando houver faixa sem sinal luminoso, a preferência é do pedestre.

3) Atenção: Um atropelamento é sempre uma tragédia. Por isso, na proximidade de pedestres, reduza a velocidade e redobre a atenção.

4) Faixa de pedestres: Como o próprio nome já diz, a faixa é para a travessia dos pedestres. Não pare na faixa.

5) Buzina: Evite buzinar o tempo todo para pedestres. Isso só causa stress e sustos desnecessários, o que pode comprometer a segurança.

*Grupo Leblon Transporte de Passageiros*

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Fotos