quarta-feira, 13 de novembro de 2019

MOTORISTA DE ÔNIBUS, MESMO SEM SE ENVOLVER EM ACIDENTE, PARA O VEÍCULO E FAZ OS PRIMEIROS SOCORROS EM MOTOCICLISTA QUE BATEU EM UM CAMINHÃO

Motorista de ônibus, mesmo sem se envolver em acidente, para o veículo e faz os primeiros socorros em motociclista que bateu em um caminhão
Acidente ocorreu em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. Condutor é da Leblon Transporte e tinha passado por treinamento de brigada de emergência poucos dias antes.




A ação de um motorista de ônibus urbano no Paraná foi fundamental no atendimento a uma vítima de acidente de trânsito mesmo sem envolvimento do coletivo que dirigia.
O motorista da empresa Leblon Transporte de Passageiros, Leonardo da Silva Correia Barbosa, dirigia um ônibus articulado da linha F-03, que faz a ligação entre a cidade de Fazenda Rio Grande e a capital Curitiba, quando um homem bateu a moto que conduzia em um caminhão.
O acidente ocorreu na BR-116 (rodovia Régis Bittencourt) por volta das 7h00 da manhã desta terça-feira, 12 de novembro de 2019, nas proximidades da passarela de Fazenda Rio Grande, sentido Curitiba.
Mesmo sem se envolver no acidente, Barbosa, que vinha logo atrás, parou o coletivo e desceu para prestar os primeiros socorros.
Dias antes do acidente, no último final de semana, o motorista de ônibus tinha passado por um treinamento de brigada de emergência ministrado pela companhia de transporte.
“Fico triste pelo acidente, mas por um lado feliz por ter ajudado. Tinha passado pelo treinamento faz poucos dias. Quando vi o rapaz naquela situação grave, lembrei de tudo que aprendi no fim de semana. Mas era treinamento e naquele momento era fato real, não era simulação. Dei uma tremida nas pernas, mas fui em frente. O primeiro passo foi fazer a estabilização cervical” - relatou
Um policial militar e outro socorrista que passavam pelas proximidades também participaram do atendimento.
A ação foi fundamental até a chegada de uma ambulância da concessionária da rodovia, Autopista Planalto Sul, da Arteris, que encaminhou o motociclista até um hospital da região.
O técnico de segurança do trabalho do Grupo Leblon Transporte, Marcelo Candido de Oliveira, disse que primeiros socorros em acidentes fazem parte do treinamento, o que foi fundamental na ação do motorista.
“O motorista estava com os conceitos recentemente memorizados, frescos na cabeça. Fazemos os treinamentos não só uma vez, mas sempre estamos atualizando as turmas e renovando todo o aprendizado, relembrando as práticas de segurança e salvamento” – explicou.
O coordenador da área de recursos humanos do Grupo Leblon, Celso Adolfato, disse que o objetivo dos treinamentos vai muito além de cumprir as legislações trabalhistas e de segurança, mas beneficiar toda a comunidade das regiões atendidas pela empresa, mesmo quem não é passageiro.
“O Grupo Leblon expande para a sociedade aquilo que usamos internamente. A empresa se preocupa com o cidadão, seja cliente ou não. É uma questão humanitária que acaba sendo difundida toda a vez que a gente faz algum tipo de treinamento. Um dos nossos valores é facilitar destinos, não apenas os destinos dos funcionários e dos passageiros, mas de toda a população” – explicou.
TREINAMENTO:
A Leblon Transporte de Passageiros e a Viação Nobel, de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, realizaram no último final de semana o treinamento de Brigada de Emergência.
Foram capacitados 18 colaboradores de diferentes áreas de atuação.
O técnico em segurança do trabalho do Grupo Leblon, Marcelo Candido de Oliveira, explicou que o treinamento serve para ampliar os conhecimentos em ações fundamentais para o salvamento de vidas e prevenção de sinistros.
“Este treinamento visa aprimorar os conhecimentos em relação aos procedimentos de combate a princípios de incêndio , atendimento inicial a vítimas, vazamento de efluentes, entre outras ocorrências” – disse
Ainda segundo Marcelo, a capacitação atende às normas do Corpo de Bombeiros para garagens de ônibus e para a atividade de transporte público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Fotos