quinta-feira, 11 de março de 2021

#tbt - Primeira Integração da Região Metropolitana de Curitiba completa 32 anos nesta sexta (12)

 


Fazenda Rio Grande foi a pioneira em sistema considerado exemplo para várias cidades.
Um marco para o desenvolvimento de Fazenda Rio Grande, na Grande Curitiba, e para a mobilidade de seus cidadãos completa 32 anos em 12 de março de 2021: a integração entre a região metropolitana e capital.
Foi em 12 de março de 1989 que a nascia a M-RIT – Rede Integrada de Transporte da região metropolitana e o berço do sistema foi justamente Fazenda Rio Grande, a pioneira num sistema mais lógico e moderno de deslocamentos para a época.
O pioneirismo de Fazenda Rio Grande foi tanto que gradativamente outras cidades foram sendo integradas à M-RIT, o que somente se completou em 1996.
O sistema consiste até hoje em linhas alimentadoras do munício de Fazenda Rio Grande, operadas pela Viação Nobel, se conectarem às linhas metropolitanas da Leblon, com destino à capital Curitiba, onde conecta-se através de terminais e estações com várias linhas troncais e alimentadoras urbanas de Curitiba.
A integração ocorre no terminal principal de Fazenda Rio Grande sem cobrança de tarifa para troca de ônibus. bem como nos terminais urbanos de Curitiba,
Inicialmente, o passageiro pagava uma tarifa no ônibus municipal da Viação Nobel e depois, no terminal, uma passagem integrada como complemento no ônibus metropolitano da Leblon.
A unificação da cobrança começou no ano 2000.
A medida significou um avanço na mobilidade das pessoas e foi considerada uma referência de transporte metropolitano.
No início, as linhas alimentadoras urbanas de Fazenda Rio Grande eram
– Santa Fé – Atual Iguaçu 1 e 2
– Jardim Dona Rosa – Atual Estados 1 e 2, Santa Terezinha e Ipê
– Juvenal da Cruz – Atual Gralha Azul
– Dona Lia – Atual Nações 1 e 2
– São Francisco – Atual Eucaliptos 1,2,3.
Além de representar um menor custo da tarifa, gerou maior facilidade para quem se desloca para a capital, o sistema resultou em mais opções de linhas internas em Fazenda Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Fotos