terça-feira, 26 de maio de 2020

DIA 27 É O DIA DO DESAFIO: EXERCITE-SE





Em tempos de pandemia do covid-19 um caos se formou na nossa sociedade, muitas informações e muitas notícias. Entretanto, trata-se de normas e recomendações básicas que deveríamos seguir desde sempre, assim como nossas avós já nos recomendavam tais como; tirar o calçado ao chegar na porta de casa e colocar a roupa suja direto para lavar, lavar bem as mãos e evitar de colocá-las nos olhos, nariz e boca. Evidentemente devemos seguir rotinas de boa higiene e bons modos.
Neste período, tão importante quanto esses cuidados com higiene, é também o cuidado com a saúde do nosso corpo, ou seja, manter-se fisicamente ativos com atividades físicas mesmo em casa, para evitar aglomerações.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) nos alerta para os perigos causados além do vírus, ou seja, derivados do afastamento social. Com o isolamento, tende a aumentar o número de pessoas com ansiedade, compulsão alimentar, estresse e ainda aumento do peso, chegando até em casos de obesidade. O Ministério da Saúde aponta que a atividade física é a melhor ferramenta que temos para combater todos esses malefícios.
As práticas contínuas de atividades físicas tendem a potencializar o bom funcionamento do corpo humano, caracterizado por uma melhora do sistema cardiovascular, sistema imunológico, sistema respiratório entre outras.
Colocar o corpo para funcionar efetivamente com exercícios funcionais em casa que utilizem o peso do próprio corpo, pular corda, dançar, alongar se e meditar, etc., irão ajudar o seu organismo a combater toda e qualquer infecção, vírus ou bactérias malignas. A OMS recomenda ainda que façamos pelo menos 150 minutos de atividades físicas leve ou moderada por semana isso equivale a pouco mais de 21 minutos por dia.
Deixo aqui uma dica simples e fácil para realizarem no quintal ou mesmo dentro de casa:
- Para quem ainda é iniciante e está preparado pra começar recomendo que inicie com uma caminhada leve;
- Para quem já encontra se em um nível intermediário de atividade física recomendo que passem a fazer uma caminhada acelerada;
- Para as pessoas que estão em um nível de atividade física avançado recomendo que façam uma corrida de intensidade moderada à alta;
- Todas essas recomendações com a duração média de 21 minutos
Recomendo ainda que evitem sair de casa, ou seja, os exercícios propostos para o atual momento podem ser feitos de maneira estacionaria, ou seja, sem sair lugar. Lembrando que é importante evitar aglomerações e o uso constante de máscaras é importantíssimo caso optem em sair de casa.
Não menos importante vale lembrar que, além desses cuidados, é imprescindível prestarmos atenção na qualidade e quantidade do nosso sono, da nossa hidratação e da nossa alimentação, afinal os alimentos são o combustível para o nosso corpo funcionar.
Para informações mais específicas procure um profissional de saúde, seja o Educador Físico e ou o Nutricionista.
Edson Juliano Dias Braga – Personal Trainer
CREF: 015142 – G/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Fotos