GRUPO LEBLON PARTICIPA DO "OUTUBRO ROSA", PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Grupo Leblon participa do “Outubro Rosa”, para prevenção do câncer de mama
Adesivos nos ônibus com o símbolo da campanha mundial lembram sobre a necessidade do autoexame e das consultas periódicas.
O Grupo Leblon Transporte de Passageiros, que atua na Região Metropolitana de Curitiba, participa de mais uma edição do “Outubro Rosa”, uma campanha mundial que dedica este mês ao debate e às ações de conscientização sobre o câncer de mama.
Para lembrar toda a comunidade sobre a necessidade da prevenção, com o autoexame e visitas regulares ao médico, a Leblon e a Viação Nobel colocaram nos para-brisas de seus ônibus um adesivo com o laço rosa, símbolo da campanha. Nos acessos dos funcionários à empresa também haverá o símbolo e eles serão estimulados a tirar selfies ao lado do laço e postarem em suas redes sociais. O objetivo é engajar os colaboradores numa causa tão importante com a linguagem atual das novas mídias.
O Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama lembra como foi criada a campanha.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
A A FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, que reúne a principais ONGs – Organizações Não Governamentais que atuam nesta causa, mostra com números oficiais que o câncer de mama é uma das maiores causas de mortalidade em todo o mundo.
Segundo a última pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) em 2018 sobre a incidência do câncer no mundo, o câncer de mama é um dos três tipos de maior incidência, junto com o de pulmão e o colorretal, e é o que mais acomete as mulheres em 154 países dos 185 analisados.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. A única região do país em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição.
Apesar de a maior parte das vítimas ser mulheres, o câncer de mama também pode afetar homens.
Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura.
Veja algumas dicas de prevenção:
- Praticar atividade física regularmente;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Não fumar;
- Ter o peso corporal adequado;
- Não ingerir bebidas alcoólicas;
- Evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses
- Após os 18 anos, ir ao médico uma vez por ano.
Grupo Leblon
Nenhum comentário:
Postar um comentário