quinta-feira, 11 de abril de 2019

RENOVAÇÃO DE FROTA DA LEBLON VAI AUMENTAR EM 51% A OFERTA DE LUGARES NO "LIGEIRINHO" FAZENDA-CURITIBA


Veículos articulados substituem ônibus de tamanho convencional. Ao todo dez unidades estão sendo gradativamente incorporadas à frota



A linha F02 (Fazenda Rio Grande – Curitiba) - “Ligeirinho” vai ter a oferta de lugares ampliada em aproximadamente 51%, na média, com substituição de dez ônibus “padrons” por articulados pela Leblon Transporte de Passageiros, que opera a ligação entre a cidade da região metropolitana de Curitiba e a capital paranaense.
Cada ônibus articulado tem capacidade para transportar 139 passageiros, sendo 54 sentados e 85 em pé. Estes veículos substituirão os ônibus de tamanho convencional que atuam na linha.
Em relação ao número de pessoas sentadas, o aumento é mais significativo: 74%, isso porque, enquanto os ônibus básicos têm 31 assentos, os novos articulados possuem 54 lugares.

Os veículos têm 21 metros de comprimento, três metros a mais que os articulados atuais de 18 metros e quase oito metros a mais que os padrons de 13,2 metros, que serão substituídos.
IMAGEM
A colocação dos veículos está sendo gradativa porque, segundo a Leblon, cada ônibus precisa ser adaptado aos padrões da Comec – Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba, órgão do Governo do Estado, responsável pelo gerenciamento das linhas metropolitanas.
Nesta semana, entrou em operação a terceira unidade.
“A Linha F02, que hoje tem 20 ônibus (sete articulados e 13 padrons), passará a ter com essa renovação 18 veículos articulados e dois padrons. É um avanço importante para os passageiros. Todas as estações-tubo serão atendidas por esta frota mais nova.  A compra significa também embarques e desembarques mais facilitados” – disse o coordenador de tráfego do Grupo Leblon, Nabor de Anunciação.
Além de maior capacidade, a renovação da frota significa mais possibilidades para o passageiro.
A estação Marechal era só atendida pelos sete ônibus articulados que já existiam na linha. Com a entrada destes novos articulados, todos os ônibus atenderão à referida estação.
Os ônibus incorporados à frota têm cinco portas em nível, duas do lado direito (que atendem à estação Marechal e três portas do lado esquerdo para o atendimento a todas as outras estações-tubo.
A motorização segue os padrões exigidos pela legislação brasileira, com base nas normas  internacionais Euro V, que podem reduzir diversos tipos de poluentes lançados no ar em relação à tecnologia anterior Euro III (dos ônibus produzidos antes de 2013).
EMISSÃO DE MONÓXIDO DE CARBONO: Redução de 29%
EMISSÃO DE HIDROCARBONETOS TOTAIS: Redução de 23%
EMISSÃO DE ÓXIDO DE NITROGÊNIO: Redução de 60%
EMISSÃO DE MATERIAL PARTICULADO: Redução de 80%
“É uma frota bem mais moderna e que vai trazer todo o que nosso cliente merece. Além de maior capacidade, estes ônibus trarão maior agilidade nos atendimentos. É mais qualidade de vida para a população” – disse o coordenador de manutenção do Grupo Leblon, Gilson Drohomereschi.


Os novos veículos também possuem iluminação de LED, espaço para cadeira de rodas e cães-guia acompanhantes de pessoas com deficiência visual, balaústres em relevo nas proximidades das portas para orientar pessoas com limitação na visão, além de bancos especiais para pessoas com deficiência ou que estejam se recuperando de procedimentos médicos, pessoas obesas, gestantes, idosos, pessoas com deficiência e outras prioridades.
A Leblon informou que já estuda a renovação da frota de outras linhas de acordo com a idade permitida dos veículos em circulação e acompanhando a evolução da demanda de passageiros.

Grupo Leblon Transporte de Passageiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Fotos