sexta-feira, 22 de março de 2019

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: LEBLON POSSUI SISTEMA DE REUSO JÁ HÁ 14 ANOS

Dia Mundial da Água: Leblon possui sistema de reuso já há 14 anos

Data foi instituída pela ONU em 1993 para conscientizar sobre as necessidades de investimentos de governos e empresas e para que a população adote permanentemente hábitos para evitar o desperdício



No Brasil, a maior reserva de água doce do mundo, se alguém falasse há alguns anos de falta de água, principalmente no Sul, Sudeste e região Amazônica, chegava até mesmo a ser alvo de críticas e contestações.

Mas o tempo passou, a urbanização avançou, o clima mudou, e vieram as primeiras secas e períodos de estiagens nas cidades. Reservatórios baixaram, as torneiras de muitas casas ficaram secas e até mesmo a economia foi prejudicada.

Falar em formas de como proteger as reservas de água e evitar desperdícios é falar em preservação da vida humana.

Nesta sexta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 1993, para conscientizar empresas e governos sobre as necessidades de políticas de preservação e investimentos. Também serve para sempre levantar o debate e mostrar para a população que o combate ao desperdício não deve ser apenas nas épocas do ano que chove menos, mas sim fazer parte da cultura e do dia a dia.

O Grupo Leblon Transporte de Passageiros faz sua parte há bastante tempo.

Desde 2005, mantém em sua garagem na cidade de Fazenda Rio Grande, na região Metropolitana de Curitiba, um sistema de tratamento e reuso de água em especial para lavar os ônibus. São 14 anos com este cuidado especial com a água, sempre atualizando esta tecnologia.

Com o sistema, para esta tarefa de lavação, a Leblon não precisa da água potável do serviço público que fica à disposição dos moradores para higiene, beber e preparo de alimentos.

A água usada para limpar os ônibus vai por meio de canaletas à estação de tratamento, onde é submetida a processos físicos e químicos que deixam a água pronta para lavar mais ônibus.

Os resíduos da lavação, como poeira e óleo das peças, são separados nestes processos e têm uma destinação correta, não sendo jogados no meio ambiente.

A Leblon e a Nobel possuem ainda um sistema de calhas para captação de água da chuva que, depois de tratada, é usada também para limpeza.

Além disso, em ações junto aos funcionários, a Leblon sempre aborda a questão da água e incentiva práticas sustentáveis.

É muito fácil cada um fazer a sua parte. Não são necessários grandes sacrifícios, apenas algumas mudanças de hábitos.

Veja algumas dicas:

- Não tome banhos demorados.

- Ao escovar os dentes, deixe a torneira fechada.

- Prefira usar baldes em vez de mangueiras para limpar quintal e carro.

- Não jogue óleo de cozinha na pia. Um litro de óleo pode contaminar mil litros de água

- Prefira juntar número maior de roupas e louças para lavar de uma vez só.

- Fique atento a vazamentos em casa e no trabalho

- Se vir algum vazamento na rua, comunique a prefeitura ou a empresa responsável pelo saneamento da região.

Água, um líquido precioso, essencial para a vida. Vamos todos juntos preservar

Grupo Leblon Transporte de Passageiros


Processo de lavação independe de grandes quantidades de água do sistema público de abastecimento. Imagem: Jackson Cotlevski

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Fotos